Arte e História
Ao longo do tempo, percebemos que a existência do homem
não se limita à simples obtenção dos meios que garantem a sua sobrevivência
material. Visitando uma expressiva gama de civilizações, percebemos que existem
importantes manifestações humanas que tentaram falar de coisas que visivelmente
extrapolam a satisfação de necessidades imediatas. Em geral, vemos por de trás
desses eventos uma clara tentativa de expressar um modo de se encarar a vida e
o mundo.
Paulatinamente, essa miríade de expressões passou a ser
reconhecida como sendo “arte”. Para muitos, este conceito abraça toda e
qualquer manifestação que pretenda ou permita nos revelar a forma do homem
encarar o mundo que o cerca. Contudo, o lugar ocupado pela arte pode ser
bastante difuso e nem sempre cumpre as mesmas funções para diferentes culturas.
Não por acaso, sabemos que, entre alguns povos, o campo da expressão artística
esteve atrelado a questões políticas ou religiosas.
Na
opinião de alguns estudiosos desse assunto, o campo artístico nos revela os
valores, costumes, crenças e modos de agir de um povo. Ao detectar um conjunto
de evidências perceptíveis na obra, o intérprete da arte se esforça na tarefa
de relacionar estes vestígios com algum traço do período em que foi concebida.
A partir dessa ação, a arte passa a ser interpretada com um olhar histórico,
que se empenha em decifrar aquilo que o artista disse através da obra.
Com isso, podemos concluir que a arte é um mero reflexo do tempo em que o artista vive? Esse tipo de conclusão é possível, mas não podemos acabar vendo a arte como uma manifestação presa aos valores de um tempo. Em outras palavras, é complicado simplesmente acreditar que a arte do século XVI tem somente a função de exprimir aquilo que a sociedade desse mesmo século pensava. Sem dúvida, o estudo histórico do campo artístico é bem mais amplo e complexo do que essa mera relação.
Com isso, podemos concluir que a arte é um mero reflexo do tempo em que o artista vive? Esse tipo de conclusão é possível, mas não podemos acabar vendo a arte como uma manifestação presa aos valores de um tempo. Em outras palavras, é complicado simplesmente acreditar que a arte do século XVI tem somente a função de exprimir aquilo que a sociedade desse mesmo século pensava. Sem dúvida, o estudo histórico do campo artístico é bem mais amplo e complexo do que essa mera relação.
Estudando a História da Arte, o pesquisador ou estudante
irá perceber que uma manifestação de clara evidência “artística” pode não ser
encarada como tal pelo seu autor ou sociedade em que surge. Além disso, ao
estabelecermos um olhar atento à obra de um único artista, podemos reconhecer
que os seus trabalhos não só refletem o tempo em que viveu, mas também
demonstram a sua relação particular, o diálogo singular que estabeleceu com seu
tempo.
Atualmente, o olhar histórico sobre a arte vem sendo
acrescido de outras questões bastante interessantes. A apropriação da obra pelo
público, os meios de difusão do conteúdo artístico e o intercâmbio entre
diferentes manifestações integram os novos caminhos que hoje englobam esse
significativo campo de conhecimento. Sem dúvida, ao perceber tantas
perspectivas, temos a garantia de que as possibilidades de se enxergar a arte
ou uma única obra pode conceber variados sentidos. Por
Rainer Sousa - Graduado em História/ Equipe Brasil Escola. Disponível em: (http://www.brasilescola.com/artes/a-arte-na-historia.htm)
Selecionei
este texto, porque achei o assunto interessante e acredito ter uma relação com
o trabalho que pretendo desenvolver na disciplina Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2. O autor
deste texto Rainer Sousa propõe uma reflexão a respeito do olhar histórico
sobre arte, pois, de acordo com Sousa, alguns estudiosos embasados no conjunto
de evidências perceptíveis em uma obra, tais como; valores, costumes, crenças e
modos de agir de um povo, interpreta a arte como uma manifestação presa aos
valores de uma determinada época. Ele acredita que “o estudo histórico do campo
artístico é bem mais amplo e complexo”, concordo com ele, principalmente,
quando diz que “ao estabelecermos um olhar atento à obra de um único artista,
podemos reconhecer que os seus trabalhos não só refletem o tempo em que viveu,
mas também demonstram a sua relação particular, o diálogo singular que
estabeleceu com seu tempo” (Sousa).
O autor ainda
destaca que hoje, o olhar histórico sobre a arte aborda outras questões, como, análise
de obra pelo público, transmissão de conteúdos artísticos e interação entre
diferentes manifestações artísticas, isso, permitiu “enxergar que a arte ou uma
única obra pode conceber variados sentidos” (Sousa).
Por fim, o
texto escolhido trouxe novos conhecimentos e informações sobre a Arte e a História
que servirá de embasamento no desenvolvimento do meu projeto, bem como, no
desenvolvimento de futuros trabalhos acadêmico.
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